Reabilitação Intensiva ao Domicílio de Alzheimer e Quadros Demenciais
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta progressivamente a memória, o pensamento e o comportamento. Os quadros demenciais, como o Alzheimer, comprometem a capacidade cognitiva e funcional, levando à perda de autonomia. A reabilitação intensiva tem como objetivo desacelerar este declínio e preservar o máximo de funcionalidade.
Focos da Reabilitação
– Estimulação Cognitiva
Trabalha a memória, atenção e funções executivas para desacelerar o impacto da doença.
– Terapia Ocupacional
Mantém a capacidade do utente em realizar tarefas do dia a dia e promove a autonomia nas atividades básicas e instrumentais.
– Terapia da Fala
Foca-se na recuperação da comunicação verbal, ajudando a melhorar a interação social e a capacidade de expressar necessidades.
– Estimulação Sensorial
Técnicas que ajudam a reduzir a agitação, ansiedade e desorientação, promovendo um ambiente mais calmo e funcional.
Para quem se destina?
Este programa destina-se a utentes em diferentes estágios de Alzheimer e outras demências, com o objetivo de preservar as capacidades cognitivas, promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida, tanto do utente como dos seus cuidadores.
A nossa equipa multidisciplinar está preparada para oferecer um acompanhamento completo e personalizado, com o objetivo de maximizar a funcionalidade e bem-estar de cada utente.


Neste momento, prestamos serviços apenas na região da Grande Lisboa, que inclui os concelhos (Cascais, Sintra, Amadora, Oeiras, Loures, Odivelas, Lisboa).
O custo final do serviço de domicílio, depende das necessidades que existam e por isso irá variar segundo o profissional que irá ser preciso, o grau de dependência do utente e o tempo de permanência no domicílio. Para uma avaliação mais completa e individualizada, em situações mais complexas, realizaremos uma visita ao domicílio gratuitamente e sem compromisso para aferir as necessidades.
Sim, a Arte do Cuidar presta serviços pontuais e/ou serviços regulares na casa dos seus utentes, de forma a responder às necessidades que precisam.